Privacidade

E então, no meio de um corrupio de IM’s num chat de grupo (que às vezes se torna insuportável quando se está a tentar manter uma conversa séria, mas lá voltarei), alguém me diz:
— Ainda bem que estás aí, precisamos de falar.
E lá vem mais um IM, desta vez privado, em que me perguntam:
— Que foi que disseste à pessoa X, que veio ter comigo a dizer que te contei coisas sobre ela?
E eu respondo: — nada, nem lhe falei.
E a conversa continua, até que me lembro da situação. Numa conversa tardia e inesperada na minha varanda, alguém desafabou comigo, sem referir quaisquer nomes, sobre reacções e atitudes que o tinham atingido.
No meio de um silêncio, ouvem-se entretanto duas vozes vindas do terreno ao lado, uma delas bem conhecida de ambos, a outra nem por isso.
E o meu interlocutor diz, em voz alta, — olha, é X, e eu concordo, porque também reconheço a voz. Imediatamente, as vozes do outro lado calam-se, e nós continuamos a conversa, até às tantas da manhã, evidentemente com ouvintes atentos, o que é comprovado por esta reacção.
É verdade que, a não ser numa skybox, a não ser que se converse exclusivamente por IM, a não ser que se escondam os nomes nas preferências e se use o vanish para ficar invisível, é difícil ter privacidade no SL. Mas também faz parte do bom senso tentar não ouvir as conversas dos outros quando não nos dizem respeito. Ou então, guardar para nós o que foi dito, por uma questão de educação. Até porque, como eu costumo dizer, quem escuta atrás das portas, acaba por ouvir coisas que não lhe agradam (eu penso que há um provérbio sobre isto, mas sinceramente não me lembro).

6 Respostas

  1. Pois é… a privacidade quase não existe no SL, por isso convém que prevaleça o bom senso e a educação de cada um, eu simplesmente me afasto quando me apercebo que estou “a mais naquela” conversa ou fui interromper algo. Soluções existem, como falar por voice privado se forem 2 pessoas, ou em conferencia, se forem mais. Assim, não há cusquices. Mas já dizia uma amiga minha “O sl não é para ter conversas sérias”, coisa que eu discordo plenamente. Por isso mais vale prevenir que remediar.

  2. Pois é Maggie, infelizmente aqui como noutros mundos não podemos confiar no bom senso das pessoas. Muitas não o têm, outras desatam a língua com muita facilidade, outras ainda têm uma curiosidade incontrolável.
    Falar em IM continua a ser a melhor solução (mesmo as skyboxes e os tais metros de distãncia para audição/leitura podem ser “espiados” com o Mystitools ou outros scripts parecidos) quando se quer de facto ter uma conversa privada.

    O provérbio é “Quem escuta o que não deve, ouve o que não quer” 😉

    Mas num fiques triste num vale a pena 🙂

  3. Pois… Eu confesso que abuso às vezes da sorte, e tenho conversas de IM em chat. Mas também, tenho a sorte de, se estou em casa, no meio do terreno e limitado a um grupo restrito, fora do alcance do chat range…confio. E já apanhei alguns sustos…até ter percebido que o que ouvia era um shout ;).
    Agora tenho um gadget que avisa da presença de avatares (e a uma distância considerável, mto além do chat range) e anuncia quem está à distância do chat range (com voice imagino k seja o mesmo). Mas basta que me esqueça de o pôr… ou que apareça alguém “mal intencionado” com outros scripts de papparazi.
    O melhor mesmo é IM. Afinal, se a nossa casa está suficientemente próxima da casa do vizinho para chat range… se não usarmos IM, nunca podemos garantir privacidade. Apenas um chat esquisito de conversas cruzadas…ou olhos/ouvidos atentos…

  4. Eu num tou triste com o que aconteceu, pq nada do que disse se referia a esta ou aquela pessoa. Aliás, eu não tenho (ou evito) “conversas sérias” (leia-se de índole pessoal) dentro do SL. Seja o que for, para mim é mesmo uma segunda vida fora da qual, apesar da amizade ser verdadeira, devem ficar os problemas e contrariedades. Ou não estaríamos lá, porque já nos chegam os cá de fora.

  5. Eu confesso ke sou das “distraídas”, lol. Se no meu campo de visão estou sozinha com alguém, tendo a eskecer-me ke outros poderão ouvir. Já me aconteceu ir colhendo as “cerejas” da conversa, uma após outra, durante tempos infindos, antes de me lembrar “ke se calhar é melhor passarmos a IM ?” Já me aconteceu também a meio de uma conversa relativamente pessoal, chegar uma e outra pessoa, e começar a participar… e de repente dar por mim a ouvir, a opinar e a partilhar uma série de coisas ke em circunstâncias ditas “normais”, de “RL”, não o faria assim sem mais quê… e no fim saio sempre mais enriquecida 🙂

    Agora… se alguém não quiser MESMO ser ouvido aí sem duvida… é não esquecer a opção IM ! :**

  6. Eu tou triste..e ate mostrava a minha cara para provar,mas tenho uma daquelas mascaras faciais verdes.(tenho pele de bebe)
    Mas pelos vistos é so a pele,pk este bebe anda a fazer estragos.
    O que axo mais curioso é que das duas uma..eu digo coisas e a minha mente faz-me esquecer..ou entao isto é uma conspiração o_O
    Eles andam ai..e pelos vistos andam mesmo porque ate ouvem o que eu nao digo!Ou sera que disse?!
    3 dias e 3 noites passaram desde entao (agora estou a inventar pk na realidade nem me lembro quando foi) e eu sem conseguir dormir ou comer..unico objectivo,lembrar-me..
    Lembra-te rui pá!!
    Nao consigo,tou cheio de fome e com os olhinhos todo comidos do sono..
    Eu tentei..
    Eu tentei..nao tentei?!

    De que tavamos a falar afinal?
    Mmm mas concordo com a margarita 😉

    beijinhos,abraços e muitos amaços ou amassos (assim todos entendem)

Deixe uma Resposta

