Futilidades (1) – Distância interpessoal

Em RL, quando duas pessoas falam de pé, existe uma distância interpessoal que é variável de cultura para cultura. Na nossa cultura ocidental, a distância de 40 a 50 cm creio que corresponde mais ou menos a uma distância socialmente aceitável numa conversação ‘normal’. Menos de 40 cm, dependendo do tom de voz e dos gestos que acompanham a conversação, podemos dar ao interlocutor uma sensação de ameaça ou de intimismo exagerado, de qualquer forma, uma conversa que pode encerrar outros objectivos.

Será que em SL esta distância interpessoal, quando dois avatares estão de pé conversando, também existe? Ou seja, existe uma distância mínima entre os dois para aquém da qual, pelo menos um dos avatares, comece a sentir-se desconfortável?

9 Respostas

  1. Não tenhas a mínima dúvida !!! E a kestão nem seker se coloca kuando estão a conversar. Por exemplo, eu kuando “aterro” em algum sítio, a primeira coisa ke faço é dar dois passos numa qualquer direcção, para não ter as pessoínhas seguintes a caírem-me no colo.

    Em concertos ou festas, vou sempre à procura de espaço ke me permita dançar sem acotovelar alguém.

    E se em alguma situação eprcebo um(a) indesejável ou desconhecido(a) ke não me apetece conhecer aproximar-se, tendo a dar os tais dois passos e a afastar-me.

    E claro, o contrário também acontece… kuando se está com alguém com kem nos sentimos bem, a tendência acaba por ser aproximarmo-nos fisicamente dessas pessoas.

    Trata-se da gestão do espaço individual… e isso, é instintivo, né ?

  2. É pois, Summerzinha linda… E agora que falam nisso, ontem à noite aconteceu-me uma situação que me recorda isto. Estava eu a acabar a noite ao pé da macieira, na conversa com o nosso querido Fred e com a Anabunny quando “aterra” por lá um brasileiro. E não é que eu me senti incomodada por a criatura parecer querer tirar um raio-X ao meu pijama de Natal enquanto falava com o Fred de cabeça virada para mim? Não resisti a ir sentar-me no tronco da macieira, só para não sentir a ameaça daquelas radiações. Exactamente como na RL.

  3. Eu já sou diferente num aspecto, quanto mais gente à minha volta mais depressa eu desapareço.

    Eu sei que sou anti social…

    Um abraço e parabéns pelo blog do local mais fixe de todo o SL… 😉

  4. Pois..eu sou míope.. gosto de me chegar bem junto das pessoas que gosto ou que cheiram bem…( atenção que o cheiro é uma cena muito subjectiva)
    Mas essa cena é cultural..pá…Os brasileiros andam todos juntinhos e os alemães a um braço de distância…
    ( na fila do bus, claro..)
    Há um livro muito giro sobre essa “linguagem silenciosa”…que vale a pena dar uma vista de olhos…Eduard Hall…Relógio d’agua.

  5. Tenho que começar a reparar mais nesta questão do espaço pessoal dos avatares na SL, mas também acho que está muito ligado à nossa identificação com o avatar. Se nos identificamos muito com o “boneco” é muito provável que haja transmissão da mesma distância interpessoal que culturalmente é a nossa na RL

    Eu sei q pessoalmente não gosto muito que avatares desconhecidos estejam ali mesmo coladinhos a mim 🙂

    Para além da “linguagem silenciosa” outro livro que vale a pena dar uma olhada é “A Dimensão Oculta”, mesmo autor e mesma editora (Edward T. Hall, Relógio d’Água)

  6. Obrigado pelas dicas sobre os livros Fokas e Tary 😉

  7. É o mesmo livro ..pá…mas assim temos a identificação correcta. Obrigada Tary!

  8. Mas é lógico pensarmos dessa forma, aliás transpomos para o virtual sempre algo de nós real…

  9. lol, Fokas como o Hall tem um livro intitulado “A Linguagem Silenciosa” também publicado pela Relógio d’Agua pensei q estavas a falar desse (e também vale a pena apesar de eu preferir “A Dimensão Oculta” 🙂 ).

Deixe uma Resposta

