E os bancos vão fechar…

Pronto, os bancos em Second Life vão acabar. No blog oficial foi anunciado que a partir de dia 22 de Janeiro será proíbida a operação de “entidades bancárias” que dão juros pelos depósitos, sendo removidos todos os ATMs pertencentes às mesmas. Pelo menos os bancos que não estejam devidamente certificados por entidades governamentais (reais) dos seus países de origem.

A quando das falências no ano passado, dos ataques a caixas ATM por griefers que arrecadaram alguns milhões de Lindens, entre outros episódios, os residentes em Second Life reclamaram loud and clear que a Linden Lab interviesse no  assunto. Ora aqui está a intervenção.

E que fazem agora os residentes? Esquecendo tudo o que aconteceu no passado recente, das fortunas reais que muitos perderam com a falência do Gynko, agora os residentes querem os bancos e reclamam por a Linden Lab ir acabar com eles – volto a repetir os Bancos ad-hoc. Ó meus amigos vocês já se decidiam!

Talvez não fosse a melhor das decisões, mas a regulamentação e fiscalização de entidades bancárias é feita por entidades governamentais.  Os bancos inworld são, na prática, apenas transacções entre residentes que não são “policiadas” pela LL. A LL não tem capacidade nem autoridade para fiscalizar e/ou regulamentar esta actividade.

Pode haver discussões infindas sobre o tema, que aumenta o mercado negro, que vão existir mais fraudes, que a “nossa imaginação” fica assim diminuída, etc., etc.

Todas as opiniões são válidas, cada um sente como sente e julga como julga.

Deixo só os meus 2 cêntimos: nunca coloquei os meus lindens em banco nenhum. Dar o meu dinheiro a um qualquer residente que não conheço de parte nenhuma? Não muito obrigada! O meu colchão continua a ser o sítio mais seguro hehehe

Ah! Aqueles que compravam dinheiro inworld a terceiros podem continuar a fazê-lo. O que é proibido são as especulações financeiras (e por favor se tiver enganada corrijam-me) que impliquem pagamentos de juros efectuadas por entidades não certificadas para tal na RL.

Anúncios

6 Respostas

  1. Esta é uma das ‘piadas’ de um blogue colectivo: duas pessoas estarem a escrever em simultâneo resultando dois posts que se tocam nos assuntos 🙂

  2. Nunca percebi essa cena dos negócios in-world…

    Dinheiro real a ser investido num sim a nível global…

  3. Os bancos inworld funciona(va)m como na vida real Electro.
    Emprestavam dinheiro a juros (risco para o banco), vendiam Lindens com acréscimo de comissões, faziam-se depósitos que por sua vez também davam juros, etc.
    Houve várias fraudes cometidas por bancos “fajutos” (leia-se pessoas desonestas), mas o que teve mais impacto foi a falência do Ginko, o maior banco do SL. Houve pessoas a perder verdadeiras fortunas na altura (fortunas reais).
    Lembro-me de ter lido na ocasião numa das revistas inworld que um casal de norte-americanos tinha investido todas as suas poupanças nesse banco e que tinha ficado sem nada.
    Os juros oferecidos por essas entidades são (eram) de facto bastante atractivos, mas nestas coisas de virtualidade eu continuo a não confiar.
    Talvez se o BES começar a actuar como entidade bancária, ou outro qualquer banco português, eu pense no assunto.Mas claro que têm de pagar bem 😉

  4. Então mas espera aí…

    Se eu usar dinheiro real no SL serve para quê exactamente?

  5. Se usares dinheiro real no sl podias, até esta decisão ser tomada, depositá-lo num banco virtual, receber até 60% (??) de juros anuais e levantá-lo, convertendo-o em dinheiro real novamente.
    Claro que irias perder no câmbio um pouquinho mas os juros elevados que pagavam compensava.
    Daí tanta gente ter feito essa “manobra” e, em consequência, ter ganho muito dinheiro enquanto a “torneira” esteve aberta e outros perdido quando os bancos faliram.

  6. ahh ok é como se jogasse na bolsa…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: