Novos Residentes ou Newbies

Em Portucalis é já tradição dar as boas vindas a todos os que ali aterram.

Todos nós, cada um à sua maneira ajudamos como podemos e sabemos os recém-chegados a este “estranho” Mundo Novo 🙂

Resolvi escrever este post porque se prevê que, de repente, o afluxo de novos residentes a Portucalis aumente, devido a uma série de iniciativas que estão a ser tomadas (umas alguns já conhecem, outras nem por isso, mas mais não digo! hehehe).

Gostava de deixar aqui algumas dicas para quem gosta de ajudar quem chega e que podem ser úteis (pronto lá estou eu com a mania das mentorices, que se há-de fazer? 😉 ).

– Explicar regras básicas de comportamento, ou seja:

     – Não entrar em casas fechadas

     – Pedir desculpa quando dão encontrões

     – Não ser agressivo verbal ou visualmente (gestos, partículas, etc.)

     – Esperar que a paisagem e avatares carreguem antes de começar a correr de um lado para o outro, esbarrando em tudo e todos

     – Não deixar lixo espalhado por onde passam

     – Não construir a não ser nos sítios destinados para o efeito (sandboxes) ou em terra própria

– Utilização do Mini-map, do map e do search

– Criação de Landmarks

– Utilização de inventário

– Usar o zoom

– Explicar as abreviaturas básicas (tipo LM, IM, TP, YW, WB)

– Compra de freebies/outros

– Alertar para a carga de downloads que a utilização da plataforma implica

Às perguntas que geralmente são feitas, aqui vão algumas respostas:

P: Quero sexo

R: Direccioná-los para o search (ou aproveitar conforme prefiram) hehehe

P: Como faço dinheiro aqui?

R: Explicar que não precisa de dinheiro nos primeiros tempos, mas dar a alternativa do camping e das money trees e indicar lojas e grupos de Frees (search)

P: Como posso arranjar um emprego?

R.: Explicar que os empregos em SL requerem skills que um novo residente não tem. Pessoalmente costumo aconselhá-los a explorarem, conversarem com pessoas, ambientarem-se e depois decidirem o que gostam e querem fazer, ou ainda assistir às aulas que são dadas a todas as horas inworld (novamente direccioná-los para o search)

P: Qual o objectivo do jogo?

R: Explicar que o SL não é um jogo tradicional de computador com objectivos definidos (blá blá blá) mas que existem jogos dentro do SL se quiserem fazer role play.

Pessoalmente prefiro dar a cana e ensinar a pescar do que oferecer o peixe cozinhado, daí a indicação do search e também do Knowledge Base (que só agora refiro) como forma para encontrar o que se procura e respostas para praticamente tudo.

Não preciso de dizer que o meu IM está sempre aberto a qualquer questão, bem como o dos restantes portucalenses para qualquer coisa que precisem.

Vamos continuar a fazer com que os novos se sintam tão bem aqui como nós nos sentimos quando chegámos e dar-lhes uma ajuda que muitos de nós não tiveram, para que rapidamente se integrem e usufruam de tudo de bom que o SL tem.

13 Respostas

  1. Só agora reparei no testamento… desculpemmmm!
    No edit não parecia tão grande 😉

  2. Winter,
    Venham eles, que estou lá para os ensinar nos primeiros passos. Eu até gosto!

  3. Tu devias candidatar-te a mentor June. Tens um jeito enorme 🙂

  4. Bem… com tantas dicas e tão úteis, acho que podemos fechar a Academia Portucalis 🙂

  5. Ó Príncipe das Marés tu nem te atrevas sequer a sugerir isso!
    E então como é que vamos todos aprender a scriptar e a build? A fotografar? A fazer uns avatares todos giraços?
    Nã nã nã! Não penses que te livras da trabalheira 😛

  6. Muito fixe 😎

  7. Winter, eu para mentora sei que não tenho paciência, pelo menos por enquanto, e tb não tenho idade (SL, claro!!!), mas se me aparecer algum newbie pela frente prometo que farei o meu melhor. Em caso de apuros segue o IM para ti, afinal ÎM’s contigo não são problema para mim, até mesmo na RL. lol

  8. Eu tento sempre ajudar quem eu posso, só os brasucas é que calhaus até dizer chega, são do tipo eu quero posso e mando…

    Tenho imensa pena de o SL não permitir magoar os outros porque já tinha limpo o sebo a meia duzia de avatares mesmo…

  9. Não generalizes Electro. Tenho encontrado brasileiros fantásticos. Tal como noutros países há de tudo mesmo 🙂

  10. […] de Edição: Vejam aqui as dicas da nossa mentora Winter para newbies e novos residentes. Sigam-nas…elas ajudam e viver na nossa sociedade […]

  11. Isto é o que chamo de “serviço público”. 😀
    Já roubem o link para o meu blog!!!!

  12. Já vi Tágide 😀
    Se bem que as dicas eram mais para quem faz o acolhimento do que para os nossos “meninos” novos, mas pode ser que os ajude também 😉

  13. […] de Edição: Vejam aqui as dicas da nossa mentora Winter para newbies e novos residentes. Sigam-nas…elas ajudam e viver na nossa sociedade […]

Deixe uma Resposta

