Second Life e Windows Vista – Dicas

No fim de semana passado o Miguel Kowalski (tens de aparecer mais vezes amigo! Temos xodadinhas) perguntou-me se podíamos publicar aqui umas dicas para ajudar os utilizadores de Windows Vista a entrarem no SL. Assim, aqui vai o texto que ele me enviou e… benvindos aos Second Life!

LER TUDO 1º ANTES DE FAZER ASNEIRADA!!  Quem quer utilizar o Second Life no Windows Vista, utilizando um Portátil, com uma placa gráfica On-Board Intel (no meu caso uma Mobile Intel 965 Express Chipset de um Toshiba Satellite) terá logo à partida uns problemas a resolver (Porque será que um problema nunca vem sozinho?).Ao início até conseguimos abrir o SL, efectuamos login, mas assim que a barra de progresso começa a chegar perto do fim, encrava automaticamente, fechando a janela do SL imediatamente antes da nossa entrada in-world, mesmo quando tudo parecia que até ia funcionar. O primeiro problema tem a ver com que, seria suposto o driver OpenGL suportar o “Object Occlusion”, mas ele (o driver) não é (pelo menos, devidamente) suportado. O truque consiste em desligar o dito cujo Object Occlusion.

Passemos para o segundo problema. O Object Occlusion é uma opção no menu “Client/Rendering”, menu a que não podemos chegar sem que estejamos in-world. Felizmente, esta pequena grande opção é guardada num ficheiro, de seu nome “settings.xml”. A primeira vez que iniciamos o SL, é automaticamente criado o ficheiro settings.xml num sub-directório abaixo de C:\Users\<utilizador>\AppData\. No meu caso, C:\Users\meu_utilizador\AppData\Roaming\SecondLife\user_settings\settings.xml. O que terão de fazer é adicionar manualmente umas linhas de texto, ou mais concretamente um comando para inactivar/desligar o Object Occlusion a partir deste ficheiro. As linhas para adicionar são as seguintes:

<!–Enable object culling based on occlusion (coverage) by other objects–><UseOcclusion value=”FALSE”/>
Abram o ficheiro settings.xml com o Notepad (Bloco de Nota nas versões em português)e copiem as duas linhas no final do texto, na linha acima de  </settings>. Guardem o ficheiro e divirtam-se no Second Life! Pelos vistos, podem existir vários directórios abaixo do AppData. Eu tenho três: Local, LocalLow, e Roaming. O meu directório SecondLife está dentro do directório Roaming visto que eu estou utilizando uma ligação Wireless ou S/ Fios. Se não for o vosso caso  poderão ter de pesquisar um bocadinho nos outros directórios para encontrar o diretório correcto que terá o sub-directório SecondLife.

Anúncios

33 Respostas

  1. Bem… na verdade apesar de o meu portátil (felizmente) ainda ser XP, a minha alternativa tem sido um Win. Vista. Mas de há umas semanas para cá, deixei de conseguir aceder via Vista. Pensei que fosse um update qualquer, voltei a instalar o viewer normal e o windlight, e nicles. Será deste problema? Vou experimentar. Pode ser que resulte. 🙂 Gracias pessoal.

  2. acho que este problema tem mais a ver com a placa gráfica e os seus drivers no vista.
    Já experimentei o sl no vista e vista 64 e não tive problemas.
    O principal é mesmo ter os drivers actualizados, e consultar o JIRA caso isso não resulte.
    mas foi uma boa dica para quem tem essa placa, especificamente.

  3. Em minha opinião isto tem a ver com as placas graficas eu instalei uma placa nova e deixei de ter acesso ao SL, depois voltei a por ao outra que tinha e voltou tudo ao normal, e tenh o vista, a lindenlabs é que tem de trabalhar para refinar o SL para o novo hardwere que vem para o mercado.
    ASUS HD3870

  4. afterlab: eu comprei uma uma ATI ASUS AH2600 e só com a versão do windlight de ontem é que consegui por a funcionar os reflexos na água e o céu realista ao mesmo tempo.
    no JIRA encontram-se todos os problemas que os utilizadores reportam e também tem algumas soluções. vale sempre a pena ver se alguém já passou pelo mesmo.
    vai a http://jira.secondlife.com e procura lá pelo teu modelo da gráfica.

  5. Eu fiz referência a uma placa especifica, no caso uma Intel 965. Sei que no caso das 945 passa-se o mesmo.
    No meu caso, o driver mais actual não resolveu, ou ainda não resolve, dai todo o procedimento.
    E sim o problema não está no SL (neste caso, mais uma vez) mas sim no driver, tal como explico acima.
    …”O primeiro problema tem a ver com que, seria suposto o driver OpenGL suportar o “Object Occlusion”, mas ele (o driver) não é (pelo menos, devidamente) suportado”…

  6. eu tenho o mesmo prolema com essa placa mas não encontro esse ficheiro em lado nehum. Os únicos ficheiros xml que tenho são para objectos e sombras, etc…

  7. Eu tenho um toshiba satellite com uma grafica ATI radeon mobility 2400hd e assim que entro no sl, bloqueia-me logo e depois aparece-me uma mensagem da ATI a dizer que tenho a area de trabalho alongada activa e que tenho de ter a area de trabalho estendida.

    Estou cansado de dar voltas e nao consigo solucionar mesmo o problema.

  8. Mário, tenta ver este link http://wiki.secondlife.com/wiki/Graphics_Cards
    Pode ser que ajude. tentei perceber se a tua placa gráfica estava listada mas não encontrei referências à dita.
    Tens no link acima um outro que te leva à página de actualização de drivers da ATI. Talvez isso ajude. 😀

  9. o meu sl conseguir usar durante algumas semans e agora ele ñ qr longar de jeito nenhum eu ñ sei se é pq meu pc é vista
    gostaria de uma ajuda please..??

  10. Na minha pasta settings não tem nenhum bloco salvo !

    E agora ?

    Me explica direito o que eu faço ?

    Obrigada (:

  11. No caso dos portateis, a realidade e que uma grande parte dos drivers das placas graficas sao drivers dedicados exclusivamente para a marca do portatil, seja o sistema operativo o XP ou o Vista, porque estas (placas graficas) apesar de serem de uma marca especifica (ATI, Nvidea, Intel.. ) e de um modelo bem conhecido dos utilizadores (a do meu portatil por exemplo e uma Nvidea GS 8400), são transformadas para que se integrem no portatil.
    No meu caso, instalei o XP num HP que tinha inicialmente o Vista. Para alem dos diversos problemas com que me deparei (disco sata nao reconhecido, entre outros) ao instalar o driver XP original da Nvidea, para minha surpresa, tinha perdido algumas funcionalidades da mesma e alguns programas nao abriam (SL incluso). Depois de algumas pesquisas na net, encontrei um driver que tinha sido transformado para trabalhar exclusivamente com a Nvidea GS8400, sistema operativo XP, no HP igual ao que possuo. Instalei esse driver, nunca mais tive problemas com programa algum.
    Pesquisem, quem sabe se para o vosso portatil nao existe uma soluçao igual…

  12. Olá!

    Já estou quase maluca, mais maluca, tenho um Toshiba portátil, Satélite série 500 com a placa gráfica da NVIDEA GF 230M que o SL não reconhece de modo nenhum, por isso pareço uma lesma e passo a vida a cair, a minha dúvida é se retiro esta e coloco uma da série 900, e não estrago o portátil) ou o que hei-de fazer
    Para piorar tenho o Windows 7….

    ele não aceita 2 placas gráficas (a minha torre velhinha aceitava)

    Se alguém me poder ajudar agradecia
    ML

  13. Olá Marisa! Não sendo nenhuma especialista em hardware, julgo que seria melhor dirigires-te a uma loja onde te pudessem dar conselhos sobre a mudança de placa gráfica. Tanto quanto sei, no caso dos portáteis a placa está incorporada na mother board (placa onboard) o que torna a substituição caríssima.
    Para conseguires movimentares-te melhor inworld talvez utilizares um dos viewers menos pesados, como o Kirstens ou o Emerald. Podes também tentar reduzir ao mínimo as preferências de gráficos e a draw distance.
    Talvez algum dos nossos portucalenses mais letrados nestas coisas de computadores te possa ajudar um pouco mais!
    Beijinhos e boa sorte 🙂

  14. Windows 7 é um espectaculo. Com uma ATI Radeon 4670 de 1 GB corro 2 SLs na minha torre sem chatices apesar do processador ser do tempo da pre-história (Pentium Dual Core E2140 – 1.6 GHz)…

  15. Obrigada Winter provavelmente é isso que vou ter de fazer, mas aborrece-me pois quando comprei o portátil disseram-me que esta placa gráfica era “uma bomba” especialmente para jogos a 3D etc… é uma bomba mas não explode, lolll
    Enganei-me ao registar-me coloquei o meu nome verdadeiro, espero que não tenha mal)

    Beijinhos

    Midnigth Jewell

  16. DJ Metall tens toda a razão, mas o problema está nos portáteis, o SL não aceita metade das placas….
    Obrigada

    Midnigth Jewell

  17. Olá Midnight! Claro que não há problema nenhum 🙂
    Tenho estado aqui a pensar e não será da tua ligação?
    O lag em SL não depende só da placa gráfica. Pode ser provocado por:
    – Ligação fraca à net
    – Pouca memória RAM do computador (o meu caso hehe)
    – O próprio do SL que ao fim de semana não há quem se mexa (tipo Metro em hora de ponta)
    – Os locais em SL onde vais que poderão ter muita gente, muito script, muita textura
    – O teu avatar que poderá estar “pesado” com scripts e prims (às vezes um colarzinho minúsculo chega a ter 250 prims)
    Se me encontrares inworld podemos fazer uns testes para tentar ajudar-te. Manda IM e falamos
    Jinhos
    Win

  18. Ola!

    A net é boa, o pc uma bomba (lol) :
    “PU: Intel Pentium III/Pentium III Xeon (0.25 micron process) with external L2 cache (2527 MHz)
    Memória: 6109 MBs
    Versão OS: Microsoft Windows 7 64-bit (Build 7600)
    Placa de vídeo: NVIDIA Corporation
    Placa gráfica: GeForce GT 230M/PCI/SSE2”

    O SL é que não reconhece a a placa de vídeo, diz logo isso!!!

    vou andar a tua procura inworld e pesco-te!!!!

    Beijinhos
    Mid

  19. O SL corre num sistema operativo a 64 bits?

  20. Corre, o único problema é mesmo a placa gráfica que não foi testada pelo SL, por isso só aceita no mínimo!
    Mid.
    Além de não estarem preparados para o W7!

  21. Realmente o SL é manhoso no que toca a placas gráficas, tem uns gráficos que ate metem medo ao susto mas exige imenso…

  22. Muito manhoso mesmo… E não atino com o novo viewer!
    Mid.

  23. Marisa, a minha gráfica também é uma GFORCE 230M e tal como a ti dá essa mensagem no login. Segue em frente e não ligues e puxa os gráficos para cima nas preferências que a placa corre bem em Mid ou em High.

    Eu falei com eles pelo suport qd comprei o PC e o que se passa é que quando uma placa ainda não foi testada (o que é o caso desta) automaticamente o sistema envia a mensagem que não é suportada.

    Também estou com o windows 7 e em portatil HP e a SL corre lindamente tanto no Viwer 2.0 como no Emerald (que é o que uso)

  24. MId, eu uso um outro viewer também aprovado pela LL. O Emerald pode ser feito o download aqui http://emerald.modularsystems.sl/downloads.shtml e é igual ao antigo 🙂

  25. Obrigada vou tentar “a Esmeralda” adoro esta preciosa… pois nos outros é uma desgraça…..
    Beijos a todos
    Mid

    depois eu conto como foi!

  26. Estou com o mesmo problema que a Marisa, tenho uma NVIDIA Geforce GT 230M e o win7, já instalei o Emerald e continuo a ter problemas na ligação com o Second Life, já fiz a actualização para o novo driver da placa gráfica e o problema continua… Alguém tem uma solução?

  27. Agora sim, deixei a Marisa na gaveta!!!!!!

    Nuno eu fiquei com o problema completamente resolvido com o Emerald. Tenho tudo no máximo e embora esteja ligada via wireless (fibra) anda que é uma pressa e vejo tudinho!!!!!!!!

    Estou muito contentinha pois antigamente nem via os elefantes do meu parque agora vejo até as doninhas………

    Boa sorte!

  28. Mid, fico contente que tenhas conseguido resolver o assunto. Pelo menos já não corres o risco de partir o nariz ao tropeçares num elefante hehehe

    Nuno, em resposta à Mid mais acima tens algumas das razões que podem originar essas dificuldades. Além disso, verifica também a firewall que tens activada.
    Espero que consigas resolver tudo. Se quiseres procurar-me inworld (Winter Wardhani) podemos tentar alguns despistes…

  29. Nuno,
    se o que acontece é a mensagem que a placa não é suportada e remete automáticamente para gáficos em low, puxa para cima nas preferencias, asseguro que essa placa corre bem os vários viewers!

  30. ola, eu tou c um compaq da e escola que comprei em dezembro, tinha o vista e agora tem o 7 a 64 bits, o problema é k sempre k entro no sl o portatil vai todo abaixo alguem sabe pk?
    so me acontece kd estou c o sl ligado

  31. sadenisofia crystal, eu tinha o mesmo problema e desde que mudei para o viewer emerald como a Winter disse nunca mais tive..
    http://emerald.modularsystems.sl/downloads.shtml
    ao entrar a 1ª vez aparece o blá, blá da placa, não clicas e depois podes colocar tudo no máximo que não cai!!!!!

    O único problema que tenho é que aquilo tem tanta variedade que eu quero mexer em tudo e de vez em quando faço asneira, mas isso sou eu que estou um bocado para o burro!!!!

  32. gostava muito de saber como é que se põe o nome do viewer no balãozinho do nome…
    E não pesco nada de mais de metade dos “botões” do emerald

    Mas lá que funciona, isso é verdade…..

    Beijos e abraços

  33. E agora sem se puder usar o Emerald uso o que???

    Eu gostava tanto daquele…
    Não gosto da maneira como funciona o novo viewer normal do SL, não gosto do novo visual, etc…

    AJUDA!!!!
    lolll

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: