São Valentim… in and out-world

Como em outras datas mais ou menos festivas, os nossos amigos americanos há semanas que andam a bombardear-nos com lançamentos alusivos. Na área da moda então, as roupinhas e jóias com corações já darão para encher confortavelmente um inventário ainda virgem.

Considerações comerciais à parte, focalizemo-nos no fundamental: é preciso haver um dia destes no Calendário para enchermos de mimos e atenções a pessoa amada ? Ui, já oiço o coro dos apaixonados todos por aí fora, hehehe

Claro que não. Mas o enamoramento é um sentimento peculiar e fugitivo. Quando lhe é dado espaço para respirar, evolui com o tempo, torna-se paixão. Esta, por sua vez, tanto se transforma em amizade ou amor como arrepia caminho no sentido oposto e se esgota em si mesmo, tornando-se indiferença.

Pelo contrário, quando se lhe corta mais ou menos brutalmente a linha da vida, o enamoramento enovela-se, contorçe-se e enraíza-se dentro de nós, feito revolta e incompreensão, deixando sulcos profundos que o tempo demora a esbater e a integrar no “eu” novo que resulta de todo esse processo.

Posto isto, a todos os casalinhos por aí, assumidos ou em projecto, a minha sugestão é: tirem um bocadinho do dia para respirar, juntos. Esqueçam as prendas, e ofereçam-se a vós próprios, incondicionalmente, sem barreiras, fronteiras, tabús, máscaras ou mentiras. Partilhem-se. Preparem-se para enfrentar obstáculos e períodos mais ou menos dificeis sabendo que estarão aí um ao lado do outro, caminhando ambos na mesma direcção, prontos cada um para amparar o outro quando necessário. É só assim que vale a pena 😀 E façam o favor de serem felizes, sim ?

9 Respostas

  1. O dom da palavra assiste-te cara amiga.
    A sabedoria das tuas palavras é eloquente.
    Atrevo-me a adicionar algo mais ao teu texto:
    Todos os dias devem ser especiais, pois somos aquilo que definimos ser, na alegria e respeito que conquistamos junto dos outros. E o importante, são os outros, não só a nossa cara metade, mas os amigos essencialmente, pois uma vida solitária sem amigos, não é vida. Eu sou aquilo que os meus amigos fazem de mim, apesar de lutar por ser alegre e ter um bom astral, sempre.
    E vale a pena viver, vale a pena sentir, vale a pena conhecer-te, vale a pena ter amigos, os obstáculos são muito mais fáceis de contornar.
    Bájios enormes.

  2. Sempre bom conhecer perspectivas diferentes, Piedro 🙂 Eu acredito mais na auto-suficiência… opiniães, como diria o outro, lol

  3. Summer, não podia estar mais de acordo, retrataste muito bem aquilo que penso ;).

  4. Summer,

    mais uma vez estamos de acordo, mas acrescento que sem o suporte dos amigos (no meu caso pessoal) se torna complicado avançar. Quanto à auto-suficiência, também já pensei como tu e apesar de me querer afastar dela, porque às vezes pode ser matreira e deixar passar O momento.

  5. E eu a pensar que o “orgulhosamente sós” era slogan do regime salazarista…
    (In)felizmente eu não sobrevivo sem os meus amigos.
    Obrigada a todos por estarem aí e me apoiarem mesmo quando desato aos gritos e as lágrimas de raiva teimam em irromper 🙂

  6. Summer,
    Não posso deixar de concordar contigo… mesmo no que toca à auto-suficiência, porque aprendi, depois de muitos anos a pensar o contrário, que temos que viver para nós primeiro (ou seja, gostar de nós) e depois para os os outros. Só assim as coisas poderão funcionar – se passarmos a vida ao colo dos outros nunca aprendemos a andar.
    Ah, e vou ser feliz, sim? Não só hoje, mas todos os dias!

  7. Hehehe obrigado pelos comentários todos, acho eu que é precisamente dos concordos e discordos que vivem as melhores discussões 😀

    Um comentário á parte para a mana winda: por isso é ke somos manas, tão iguais em algumas coisas e tão opostas em outras. Eu por exemplo só grito e não choro :D… e kuando começo a sentir os gritos na garganta faço por escrevê-los onde não sejam encontrados e sim, enfio no buraco mais fundo onde não chateio ninguém :)))

  8. Também penso assim Summer.
    Sou da opinião que devemos aproveitar este dia para manifestar e fortalecer o nosso amor pela outra pessoa (tanto no sl como na rl). E bom dia dos apaixonados 🙂

  9. ….prontos cada um para amparar o outro quando necessário

    ca je trouve fondamental ;))

Deixe uma Resposta

