O que a Pública não publicou

A reportagem sobre o nosso Halden na Pública no passado Domingo não trazia todo o artigo escrito pela jornalista Silvia Caneco.

Com a devida autorização da autora e o nosso muito obrigada, aqui fica em exclusivo o que não foi publicado:

 Hugo Almeida tem um percurso que faz deduzir que foi sempre viciado em computadores, câmaras e máquinas. Mas não. Na verdade, só teve o primeiro computador aos 21 anos e só teve pela primeira vez Internet em casa aos 24. Experimentou o teatro amador, teve uma banda, gravou um EP, aprendeu a tocar guitarra e a compor. Um dia quis optar pelo lado seguro e racional das coisas e escolheu o curso de Administração Pública e Autárquica. Diz que tinha medo desse lado mais criativo. E foi-se iludindo, pensando que “podia trabalhar num pelouro de cultura numa autarquia” e conciliar a gestão e a criatividade. No terceiro ano da faculdade, o pai comprou uma câmara de filmar que lhe mudou o rumo.

Não sabia filmar, nem editar, nem fazer um guião, mas realizou a “Academia de Submissos”, a primeira série documental da Internet sobre dois meses de praxes vistas por dentro, “sem floreados”. Em cursos do Observatório da Imprensa, aprendeu técnicas de jornalismo, web, audiovisual e multimédia. Tudo o resto aprendeu sendo um insaciável auto-didacta. Costuma dizer que tirou dois cursos: o de Gestão e o pós-aulas de gestão, quando chegava a casa e passava horas a desbravar softwares. Não sabe o que vai estar a fazer daqui a três anos mas por enquanto planeia fazer um documentário que misture técnicas tradicionais com técnicas de machinima e desenvolver projectos de ordem humanitária. Ao lado da razão sabe que não quer voltar. Nunca foi feliz aí.

Ficamos assim a saber um pouco mais do nosso Hugo através do texto da Silvia Caneco que conseguiu, na entrevista, captar a sua essência e ver para além das palavras.

Anúncios

Uma resposta

  1. Lindo! E eis um excelente texto sobre o Halden que ia ficar no fundo da gaveta…
    Win, ainda bem que providenciaste a sua publicação!
    Hal… aquele abraço….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: