Tecnologia: Sistema de “grelha”

Julgo muito interessante a noticia e partilho directamente da Agência Lusa e com Link ao site da organização.

Tecnologia: Sistema de “grelha” super-rápido poderá tornar obsoleta a Internet
07 de Abril de 2008, 08:28

Londres, 07 Abr (Lusa) – Cientistas desenvolveram na Suíça um gigantesco sistema computacional de “grelha” (GRID) que poderá em breve tornar obsoleta a Internet, noticia hoje o Daily Telegraph.

O novo sistema, 10.000 vezes mais rápido do que as ligações em banda larga, permitirá descarregar ficheiros de filmes e música em segundos.

Inventado na Organização Europeia de Investigação Nuclear (CERN), tal como a Internet, este sistema poderá fornecer a energia necessária para enviar imagens sofisticadas, permitir jogos instantâneos entre centenas de milhar de participantes e oferecer ligações videotelefónicas em alta definição ao preço de uma chamada local.

David Britton, professor de Física na Universidade de Glasgow e figura destacada no projecto “grelha”, acredita que esta tecnologia poderá mudar a sociedade.

“Com este tipo de poder computacional, as gerações futuras terão a capacidade de colaborar e comunicar em modos que pessoas mais velhas, como eu, não podemos sequer imaginar”, disse o cientista ao diário londrino.

O lançamento do novo sistema está previsto para este Verão, quando for ligado o acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider), destinado a investigar as origens do Universo.

A “grelha” irá também armazenar a informação que gerar, já que a Internet não terá capacidade para capturar volumes de dados de tão grandes dimensões.

O novo sistema foi construído com cabos de fibra óptica e modernos centros de reencaminhamento e distribuição, o que significa que não haverá componentes ultrapassados que possam parar o dilúvio de dados, como acontece com a Internet.

Já estão instalados 55.000 servidores da “grelha”, um número que deverá crescer para 200.000 nos próximos dois anos.

CM

Lusa/fim

http://public.web.cern.ch/Public/Welcome.html

Anúncios

4 Respostas

  1. Opsssss!!! Lamento informar mas quem escreveu essa notícia não percebe nada ‘do assunto’ 😦

    A notícia foi replicada no Expresso Online e já teve um comentário adequado. Não o vou reproduzir.

  2. mas que faz sonhar faz M2 🙂

  3. Tp: mas o erro começa logo no título ao dizer que o tal sistema de grelha poderá tornar obsoleta a internet. É através da internet que os dados são partilhados. O tal sistema não substitui a internet.

    Infelizmente trata-se apenas de mau jornalismo (tal como a notícia que apareceu há uns dias atrás noutro periódico português a propósito do ‘espaço privado’ que a IBM irá ter no mundo dos coisos.

    (este blogue não é o adequado para eu fazer um apelo ao uso dos computadores pessoais – nos tempos mortos – para uso colectivo em ‘grid’) 🙂

    Quanto ao sonho… TP…. o ainda estarmos nesse mundo dos ‘coisos’ é um sonho sem dúvida.

  4. […] notícia foi recebida com grande entusiasmo por alguns dos internautas portugueses. Eu inicialmente também me entusiasmei apesar de já conhecer este projecto por motivos […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: