Portucalis – Passado, Presente, Futuro

Exactamente há um ano atrás, quase não dormi. Ou deverei antes dizer… não dormimos ? Lembro-me que entrei in-world por volta das 9 da manhã, disparei direitinho ao que era então apenas um pedaço de terra poisado sobre o mar virtual. Saquei do meu “land flattener” e desatei a terraplanar alturas de areia, metro a metro. Entre mim e o Imso – que na altura era também o meu partner RL como muitos saberão – alisámos toda a área do que veio a ser as Realidades Paralelas, o Resort, a Galeria e o cantinho da Winter.

Pouco depois, já o maluco do Miguel andava a construir montanhas, na zona que começou por ser as ilhas 100 e é actualmente o Paradisus e a Margarita Beach. Passado um pouco, já as “formigas” andavam todas por ali, numa azáfama de landscaping, decoração e construção. No chat do “Corte e Costura” (grupo do Imso que todos achámos perfeito para os primeiros Portucalenses) a animação reflectia o gozo imenso que cada um retirava do que estava a fazer. Há dias que não se esquecem, por muito que o tempo passe e as pessoas sigam caminhos diferentes. Aquele dia, partilhei-o com a mana, o Imso, o M2 e a Marga, a Cat e o Miguel, a AnaLu e o McFisto (que a titulo de curiosidade, ainda hoje mantém com o seu low profile característico uma skybox algures por lá). Aquele dia, faz parte de quem sou hoje… é daqueles que não esquecerei nunca.

Com o tempo, houve quem partisse e houve quem chegasse. A paisagem mudou, e continua a alterar-se dia após dia. Tal como há um ano atrás, também hoje o Resort se encontra em obras. Entre as RLs de cada um de nós três que gerimos aquele bocado, não tem sobrado muito espaço para dedicar-lhe atenção como deve ser… talvez seja desta ? A verdade é que estamos a renovar, vamos a ver no que dará.

E tal como no Resort, em todo o Portucalis de hoje há ainda muito que melhorar. O lag ultimamente tem estado mais que impossível – eu quase não consigo voar por lá, sou só eu ? Bem sei que este é um problema transversal por toda a grelha, cuja responsabilidade não é totalmente nossa, mas alguma coisa se há-de poder fazer. No Resort, vamos baixar os scripts em tudo o que for possível, e vamos iniciar uma campanha para que os demais residentes sigam este exemplo. Há que olhar para cima também e ver o que se pode fazer nos céus, de modo a que a privacidade de cada um possa ser devidamente assegurada. Tivesse eu uma RL que me permitisse mais tempo e dinheiro, e avançaria já, novamente, para a compra de ilhas low prim que “envolvessem” o nosso cantinho. Como não tenho nem uma coisa nem outra… resta esperar que isso venha a acontecer *winks.

E com esse sonho conseguir concretizar outros. A ideia da reprodução dos diversos eco-sistemas do nosso planeta, cada qual ocupado pela respectiva bicharada nativa… assim uma espécie de reserva natural, estão a ver ? A floresta espiritual, local de reclusão e partilha, em que nos pudéssemos ajudar mutuamente a ultrapassar os períodos mais complicados, onde se partilhassem experiências e saberes, ombrinhos e abracinhos. Tenho a certeza que dentro de cada Portucalense haverá sonhos ainda por realizar, dependentes apenas da limitação de prims e dos meios financeiros. Mas também tenho a certeza que com calma, de forma consolidada, lá chegaremos, e veremos um a um todos esses sonhos saltarem para os monitores à nossa frente.

Porque é isso que mantém Portucalis vivo – ser o sítio onde vamos realizando ilusões, fantasias, projectos mais ou menos reais, mais ou menos virtuais. Onde nos cruzamos com gente nova e antiga em cada dia. Onde aprendemos a conhecer-nos a nós próprios melhor, e onde espreitamos para dentro dos outros. Ontem, na ilha da SLANG Magazine, a mana fez uma apresentação do sitio todo. Olhei à minha volta, reconhecendo na audiência tantos dos nossos e fiquei novamente com aquele nó na garganta. Para lá das divergências pontuais que se vão manifestando – normais num grupo de gente cheia de ideias e energias como é o nosso – Portucalis continua o seu caminho a direito. Em constante mutação, em permanente aprendizagem. E sempre, sempre de braços abertos a quem venha por bem.

A todos que diariamente contribuem para fazer do local um sitio único (sim, têm noção que não existe mais nenhum local in-world como aquele, pois têm ?) deixo um beijo… obrigado por partilharem também dos meus sonhos

PS – dificil ficar indiferente a tudo isto que foi sendo recolhido aqui no blog dos Amigos do Tagus, sob o post “Dos Taguenses para Portucalis!. Se a ideia era porem-me a chorar ao final do dia, levem lá a bicicleta porque conseguiram. Portucalis é de todos nós sim… a ideia sempre foi sentirmo-nos todos em casa ! :*

16 Respostas

  1. Obrigada nós, por terem criado a nossa casa SL. E Parabéns Portucalis!!!!

  2. Pronto lá fiquei eu com um nó na garganta. Não chegou ontem sentir-vos (sentir-nos) todos lá juntinhos, juntinhos.
    Um ano de Portucalis com altos e baixos, pessoas a chegar e a partir, amigos que ficam sempre cá dentro mesmo quando desaparecem. As gargalhadas e lágrimas partilhadas.
    Tudo isto faz de Portucalis um lugar único, unido pelos corações de todos nós.
    Sonhos partilhados… e existe alguma coisa melhor?

  3. Eu não desapareci amiga, apesar de não parar mais em Portucális EU não esqueço as pessoas que se escondem por trás dos avatares a quem as chamo de amigas…

    Um dia destes re-apareço…

    E Parabéns Portucális…

  4. Portucalis já faz parte das minha casa. E os amigos que fomos fazendo nestes últimos meses tb!
    Seria impossível hoje imaginar o que teria sido de nós sem o Gang da Ilha! You may say i’m a dreamer but i’m not the only one! E tinha razão o John…Um sonho partilhado é mais valioso que um diamante!

    Um grande Parabéns especialmente para os fundadores e um abraço para os outros colonos que como nós, se foram instalando alegremente …

    Até logo em Portucalis!

  5. Maldita RL que me impediu de lá estar durante a tua apresentação Win. Ainda por cima mal acabo de entrar cravam-me com a festa dos anos do TP.
    mas estive lá de coração e espero que hoje tudo corra bem 🙂 e eu esteja lá para ajudar à festa!
    E obrigada a todos os fundadores que um dia se lembraram de comprar um cantinho onde conheci alguns dos melhores amigos do meu SL 🙂

    PARABÉNS PORTUCALIS!!
    PARABÉNS PORTUCALENSES!!

  6. Pronto! Já sabia no que todo este palavreado havia de dar! Numa lágrima ao canto do olho.
    O Fokas tem toda a razão. Portucalis é a nossa casa. E sabem que quando visito aqueles sítios esquisitos, escuros e tristes, com pessoinhas que não se sabe muito bem o que andam lá a fazer, penso de mim para mim. Bora mas é para casa! E TP a todo o gás para Portucalis II. Depois, é o suspiro de alívio, de me ver em caselas, rodeada de tudo e de todos os que eu conheço. O tal aconchego do meu “SL” lar, onde me sinto bem, onde sei que estou protegida.
    E é quando sinto que tive muita sorte em chegar um dia ao SL pela mão da Cat e conhecer as manas Wardhani. Não mais as larguei, não mais larguei Portucalis.

    Beijinhos a todas e todos os que fizeram de Portucalis a nossa casa.

  7. Um abraço enorme de parabéns para Portucalis, e para todos os que o tornam possível

  8. (entre subidas à tona): Parabéns a todos! e obrigada!!!!

  9. Parabéns aos sim´s Portucalis e a toda a equipa que o criu e também aos que o têm mantido vivo. Beijinhos as meninas e abraços aos meninos, e felicidades para mais um ano.

  10. Ó p’ra mim a fazer spam. 🙂

    É verdade, os amigos taguenses não resistiram… e cá aguardamos mais opiniões de taguenses e amigos…

    http://tagus.wordpress.com/dos-taguenses-para-portucalis/

    🙂

  11. E então bate bate coração louco, louco de emoção o SL assim tem mais valor.
    Hehehehehhehehehehe

  12. Parabéns Portucalis!!! Não há muito mais a dizer!!! A minha casa SL é Portucalis e em Portucalis. 🙂 (o resto já disse no Tagus 🙂 Passem por lá e deixem também o vosso depoimento:-))

  13. … e mais um nó na garganta… e mais uma lágrima ao canto do olho…

    Há um ano atrás, as “formigas” voavam, construíam, laboravam, cada uma em seu terreno. Sentia-se a alegria, o entusiasmo, de estarmos todos a construir a nossa terra, a nossa casa.

    Já o disse, e volto a repetir, foi o meu melhor dia/noite sliano. Aquele que marca. Aquele que fez a diferença.

    Ver como Portucalis cresceu e o que hoje é… migos… tantos…Portucalis é de todos nós!

    VIVA PORTUCALIS!

  14. Parabéns e obrigada por me deixarem também partilhar o sonho. Portucalis foi o primeiro sítio SL onde “aterrei”, foi ali que tive a minha “home” ainda antes de ter poiso certo e foi ali, sobretudo, onde encontrei amigos que hoje são parte muito importante da minha vida, inclusivamente RL. Viva Portucalis!

  15. sinto-me orgulhoso da tag “Portucalense” que fica muitas vezes por cima do meu nome. Foram muitas horas, muitas conversas, muitos avatares e pessoas por trás deles que ficaram e ficarão marcados em mim. Obrigado por nos proporcionarem tantos espaços e tantos eventos com muita qualidade. E cá estou para mais anos em que espero poder participar e ajudar no que for preciso.

    obrigado amigos.

  16. Certo dia, depois de algum tempo a vaguear sem destino, e em vésperas de época natalícia, aterrei o meu avatário ainda newbie e disponível numa língua de areia tropical recheada de boa disposição e onde tive uma recepção que nunca irei esquecer.
    Fui levado pelo acaso e por um amigo que tal como eu falava (e fala) a língua de Camões.
    Foi amor, carinho, sentimento de pertença á primeira vista.
    Uma casa é aquele sítio onde sempre nos sentimos bem, e nos conseguimos colocar à margem de tudo o resto.
    Não tive e não tenho dúvidas que Portucalis é a minha casa inworld.
    Independemente das muitas voltas que as vidas dão, quer a primeira, quer a segunda. Mas na segunda é praticamente certo que, por muitas voltas que damos, acabamos mais tarde ou mais cedo, por voltar a esse cantinho plantado à beira do mar dos coisos, que consideramos não apenas nosso (dos portugueses), mas de todos e para todos.
    E sempre repleto de pessoas e emoções que acabam por nos tocar e até comover.
    Parabéns, casa!!!
    Parabéns, Portucalis e Portucalenses!!!
    E obrigado por tudo 😉

Deixe uma Resposta

