Um Esclarecimento

Num post recente no Geta, escrito pela Ana Lutetia, ela diz que “Até agora somos o único blog [o Geta] escrito em português que olha para o SL como um todo e fala de tudo um pouco“. Num dos comentários, a Ana diz que afinal não é bem assim mas depois diz o seguinte: “A maioria dos blogs portugueses falam somente do seu sim, do seu espaço e mai’ nada! Parece que o SL é somente aquele quadrado no meio da água e que só naquele quadrado é que acontecem coisas. Continuo a achar esta forma de ver o SL muito limitada.

Apesar deste blogue não ter qualquer linha editorial 100% definida, a criação do mesmo teve de facto um objectivo concreto (e que foi até discutido com a Ana quando ela ainda estava em Portucalis), que se reflete no próprio nome do blogue: escrever essencialmente sobre Portucalis. Nos 10 meses de vida 418 posts (419 com este) escritos, mais de 30% foram de âmbito generalista.

A visão de todos que têm contribuido para este blogue está muito longe de ser limitada. Mas o objectivo inicial do blogue era de facto limitado e continua a ser. Foi uma opção, é uma opção, o que não implica que queiramos ter a pretensão que só nos 5 quadradrinhos a que chamamos Portucalis se passem coisas dignas de nota.

Nota pós Esclarecimento: O próprio blogue da Ana Lutetia não é também ele especializado num tema muito concreto do mundo SLiano?

10 Respostas

  1. (Por acaso não é só mas se quiseres retiro os posts a aludir a Portucalis e aos eventos realizados. Se andares para trás nos posts, vês locais a visitar, tutoriais)

  2. Aqui também há pipocas?

  3. (Como este: http://analutetia.com/friends/portucalis/, por exemplo, que me recorda uma altura em que eu ainda acreditava que as comunidades portuguesas iriam construir e trazer algo de novo ao SL…)

  4. AnaLu: Ter um blogue especializado não implica necessariamente que só se escreva sobre 1 assunto 🙂

    Radio: Não vale a pena abrires pacotes de pipocas. O post foi apenas um esclarecimento e a Ana Lutetia aparece envolvida obviamente porque foi ela a autora do post que deu origem ao meu. Não tenho qualquer polémica, desentendimento ou qualquer coisa desse género com ela, aliás, comunicamos muito bem um com o outro. Portanto, se estás à espera de cenas de faca e alguidar, desengana-te.

  5. (O meu blog é escrito em português? Hmmm… Não! Oops – espero que os 5 posts em mais de 2000 não contem.)

    Aparentemente, a minha frase provocatória teve repercussões em muitos blogs portugueses e em português do SL. O que é estranho porque ninguém lê o GETA, segundo me disseram.
    Adiante, volto a explicar: não existem posts até à data escritos em português sobre CopyBot quando a maioria dos actos inSL são efectuados por avatares que só falam português. Já me foi pedido inúmeros vezes para traduzir chat logs porque a maioria dos avatares por detrás desses actos não sabe uma palavra de inglês. Existem redes organizadas para o CopyBot e fiquei a saber que o programa sofreu um upgrade ficando ainda mais eficaz.

    M2life, recordas-te de falarmos (há muito tempo) que num sim português se vendiam freebies? Ou melhor, as pessoas andavam a colocar freebies à venda por um preço superior a 0L$. Na altura, os donos do sim foram avisados e foi tudo retirado. Agora ficámos a saber que existem avatares que falam português e que usam o CopyBot à frente de todos. Uma amiga RL/SL assistiu a um avatar à sua frente aparecer igual a ela! Agora, imagina as repercussões na economia do SL.

    O meu intuito era provocar de forma a que se condene publicamente e em português o CopyBot.

  6. Qd li esse post fui contar os meus posts da página principal que falam sobre assuntos internos, e em 10 so tinha 1 sobre uma abertura dum club que nem é nosso. Fui contar nao fosse a ana ter razao…mas afinal nao. Acho que a ana fui influenciada pela audiência exceptional que a peixeirada trouxe ao post da Gwt, foi um momento daqueles…

  7. Ana: Tens toda a razão no que dizes sobre o CopyBot (nas suas várias formas e versões). Em português, há também alguns blogues brasileiros que têm alertado para o assunto.

    Mas o curioso é que avatare(a)s que têm feito várias campanhas de protesto, ele(a)s próprio(a)s incorreram na cópia. Eu acho que meses atrás já deixei um comentário no Geta sobre este assunto num post teu (corrige-me se estou errado).

    Ronin: lá está: um blogue ‘limitado’ (no seu objectivo primeiro) não significa que só olhe para o umbigo 🙂

  8. Acho que há aqui um mal entendido qualquer. Não penso que o m2 estivesse a atacar a AnaLu para ela ficar tão na defensiva, antes apenas alertar para a afirmação feita sobre generalismo, e de facto acho que o ronin tem razão para intervire dizer de sua justiça, pois quem ler o blog do SL Portugal, pode ver que a maior parte dos posts do ronin até são de ambito generalista, e aliás alguns deles bastante bem elaborados, até um pouco demais por vezes para mentes simples como a minha.
    Quanto ao resto acho tb que não se deve denegrir ou menosprezar a importância de blogues que têm apenas como principal ambição, e ressalvo, principal, divulagar o que se passa ou o que está relacionado com o seu quadradinho de terra.

  9. 2 Perguntas sobre os Copybots.

    1º – Esse programa copia-nos o avatar e o nome também?
    2º – Esse programa permite “roubar os lindens da vítima?

    Se a resposta à 2ª questão for afirmativa onde posso arranjar isso? :mrgreen:

  10. @M2life,
    Estás errado. Esclareço-te em privado para não mencionar nomes. Basicamente, os ficheiros base utilizados tinham licença e a licença foi respeitada na integra.

    @Electroescadas
    Não faço puto de ideia onde arranjar o programa. O programa, actualmente, copia tudo até a informação completa do perfil.

Deixe uma Resposta

