Uma vez é suficiente!

Como já várias vezes foi dito em diferentes posts, em diferentes circunstâncias e por diferentes causas, este blogue não tem uma linha editorial. Mas desde a publicação do primeiro post, sempre se regeu por alguns princípios e objectivos. E um desses princípios sempre foi a possibilidade de todos os leitores poderem comentar o que é escrito pelos autores.

Houve uma excepção a semana passada. Tudo bem. Mas duas vezes é demais. Como co-autor e co-administrador deste blogue, pela parte que me toca, não admito mais posts sem possibilidade de comentário. Se os autores presentes e os futuros (pois em breve novos autores serão convidados a participar), não concordarem (e esta pode ser considerada uma linha editorial), então não vale a pena escreverem aqui e nem este blogue terá qualquer razão para existir.

Anúncios

15 Respostas

  1. Realmente, dois post praticamente seguidos sem possibilidade de comentar é de extremo mau gosto, digno de um regime autoritarista. Mas como nem tudo são más notícias, agrada-me o facto de o Sr. M2 tomar conta do barco.
    Resta-me apenas “arrotar”, aqui, o desejo de boa viagem à Summer. Que se divirta muito, que trabalhe pouco e que descanse o suficiente. Mande-nos um postal de lá! 😉

  2. Sem qualquer intenção de me imiscuir no que se decide internamente dentro de cada blog, mas com alguma experiência no que respeita a blogs colectivos, nota que, ao decidires (sozinho ou conjuntamente) sobre qualquer decisão editorial em relação a outra pessoa que escreve no mesmo blog, já não poderás depois alegar legalmente que cada autor é responsável pelos seus artigos. Isto tem implicações legais (embora cá no nosso país sejam apenas para rir), mas é assim que funciona. Tal como o dono de um blog não é responsável pelos comentários; mas, se por qualquer razão os edita (imagina, apaga uma palavra, substitui um palavrão por umas estrelinhas) passa a ser co-responsável.

    Ou seja, aquilo que admites publicamente no texto acima é, em termos legais, uma co-responsabilização pelo que a Summer escreve (visto que te imiscuis na forma como ela decide receber o feed-back dos seus textos). Normalmente nos blogs colectivos, os autores sublinham sempre o contrário. 😉

  3. Ah, Liberdade Sempre, sabe que a liberdade começa com a forma como cada autor decide que aquilo que escreve tem resposta ou náo. E num blog, os direitos não começam pelos comentadores e leitores e sim, pelos próprios autores (embora também me irrite não poder comentar muita coisa do que eu quereria, mas é para isso que serve o email ou abrir um blog, fazer link para aquele post e responder na nossa casa. 🙂

  4. Opá M2…Bruxa fora…dia santo na casa.
    Estiveste a reler ontem a tomada do poder por Louis XIV, a estratégia da aranha ou foste nomeado Gorbachov de Portucalis?

    Os leitores atentos..enviaram-nos esta carta acabada de receber na redacção e que publicamos já em seguida:

    “Apoiamos incondicionalmente a publicação expressa de uma linha editorial para este blog…pois não pode continuar assim…. ao sabor da corrente…Yoggie pigama.
    Se a bruxa está bem disposta diz que sim…se tá com moca diz que não! Espero que a Bulgária lhe faça bem e que entenda finalmente o que é viver numa democracia musculada…e que de regresso… se porte como uma senhora … e não apenas quando bem quer e lhe apetece!

    Aqui vai o Hino da Maria da Fonte (com música do TB Andel) para a grande marcha de protesto!

    “As sete mulheres do Minho
    armadas de fuso e rocas
    correram com o regedor …”

    Chuveiros e sabonete para todos… nesse dia!
    Não vá o Dasse sentir-se mal com o fedor!

    Civilização ou barbárie!
    Parvos ma non troppo!
    Caracóis e ruivas sim
    Mas morenas e rexunxudas tb!

    PS: Há tb insistentemente quem peça o regresso do Spy ( sem namoradas…que ficam lindamente no blog dele) e kizomba todas as quartas feiras!
    .

  5. Bom, eu continuo sem tempo, como se pode constatar pla demora da reacção. E também não me apetece. Mas não queria deixar de demonstrar aki publicamente a minha admiração, respeito e apreço plo meu colega de blogue, co-autor e co-administrador, Príncipe das Marés !!! Bravo, gajo, assim é ke eu gosto ! Ombros direitos, peito pra fora e barriga pra dentro ! 😀

    Nada como sermos uns homenzinhos e defendermos as nossas convicções assim, de forma directa, franca e sem que restem dúvidas sobre o que pensamos ! Não te sentiste bem ? Muito mais aliviado? OPÁÁÁ, AMEI !!

    Pena que agora tou sem tempo pra brincar. E pena mesmo, pk tanto haveria pra se dizer a propósito 😀

    Mas sim… é um orgulho enorme encontrar-me em tão boa companhia. Até um cadinho vaidosa, acho ke Portucalis ainda vai fazer escola 😀 😀 😀 ! Xinhus grandes e divirtam-se ! ❤

  6. Eu não percebo muito de linhas editoriais, nem de blogs, nem de politicas… mas se existe tal directriz, quer expressa ou implícita, não deveria tal assunto ser tratado directamente com os ditos autores em vez de publicamente? (só uma questão de bom senso, na minha opinião)

    Para além disso o conceito de blog não é definido pela possibilidade de comentar ou não. Isso é apenas uma opção, uma ‘feature’: tal como ter um contador de visitas, links para outros blogs, imagens ou seja lá o que for. A verdadeira essência de um blog, são os seus artigos/posts !! Artigos esses dos quais os autores são plenamente responsáveis e sobre os quais têm poder sobre eles.

    E para já, o artigo em questão é tão inócuo e tão desprovido de necessidade premente de comentar que toda esta argumentação torna-se mesmo fútil, visto não violar nenhum dos TOS do wordpress, não conter conteúdo ofensivo, não ser tema de debate de opiniões contraditórias, nem nenhuma outra possível ofensa ou violação do que quer que seja (ainda que tais coisas raramente sejam proibidas na blogosfera, como se pode ver por certos comentários).

    É um desabafo e uma notificação. Nada mais. Quando crescerem talvez venham a ter necessidade de os fazer também sem querer receber feedback seja lá de quem for amigos ou não.

    ps: a Bulgaria é uma republica democrática parlamentar… acho que os Búlgaros se sentiriam ofendidos com a referência de serem uma “democracia musculada”, tendo em conta todo o seu historial sócio-político dos últimos cem anos.

  7. Liberdade: O post da Summer parece ter dado a entender que passava ao M2 e à Marga a administração do blogue. Nada disso: desde a sua criação este blogue sempre foi administrado por todos os fundadores do sim Portucalis que no momento nele tenham residência. E assim continua a ser. E a Summer como actual dona do sim (na realidades vários sims) é, e continuará a ser, co-administradora (tal como autora) deste blogue.

    Cat: Exactamente para não haver mal-entendidos vou propor algumas ‘normas’ (Normas Editoriais) para este blogue aos restantes administradores, nomeadamente que não haja posts sem possibilidade de comentários, salvaguardando a responsabilidade individual de cada autor. E isso em nada co-responsabiliza os restantes administradores e /ou co-autores do blogue sobre os textos individuais.

    Correio: Está tudo dito nos comentários que escrevi relativos à Liberdade e à Cat.

  8. Tinha acabado de publicar o meu comentário, quando vi o da summer e do petros.

    Summer: o teu comentário por detrás do gozo parece-me ofensivo mas enfim…

    Petros: julgo que não tenho mais nada a acrescentar depois do meu comentário aos comentários de Liberdade, Cat e Correio.

  9. Carta do director sobre a Liberdade Sempre.

    Reconheço as críticas da Cat e as reflexões do M2 sobre o assunto e reconheço que o assunto não é linear! Marcharemos pois noutra altura… com mais calma…. depois das conclusões fundamentadas dos especialistas.

    Caro Petros, agora o PS é consigo, entenda
    isto mais como um desabafo! E uma oportunidade de conversar sobre temas que podem eventualmente interessar várias pessoas em Portucalis ou quem lê este blog. Não o conheço pessoalmente a não ser de uma sessão da comunidade de leitura em que dignou aparecer e prometeu ler um determinado livro…coisa que obviamente não teve tempo para fazer.

    Sei obviamente porque tb leio os jornais que a Bulgária é uma democracia parlamentar desde a queda do muro de Berlin…uma das últimas..mas sim. Quero-lhe dizer que felizmente …tive uma oportunidade excelente de lá passar umas longas férias há pouco mais de três anos. E o sentido de ridiculo não tem explicação meu caro…eu sei que é jornalista e que por isso é ou deve ser um tipo bem informado….por isso deve saber do que estou a falar…. quando apelidei (irónicamente) o regime presente… de democracia musculada. O primeiro ministro era simplesmente o rei deposto e o presidente da Républica um ex-chefe do Partido Comunista. Foram eles que abriram os dossiers de adesão rápida à União Europeia. Parece tudo simples não é?

    Mas nada melhor do que lá ter estado…não para as montanhas fazer sky..nem para as estâncias de luxo duvidoso… no Mar Negro….mas visitar o país por quem tenho a maior simpatia…e pena ao mesmo tempo…sabe?

    E é melhor nem falar nos tais útimos 100 anos de História que mencionou…porque sobre isso ainda seria pior !!! Um país que esteve sempre do lado errado da noite… durante as duas grandes guerras…que perdeu metade do seu território…até ser um dos últimos bastiões do estalinismo mais retrógrado do socialismo real…meu caro. Só mesmo ouvido da boca de um jovem idealista!

    Não sei se teve oportunidade de conhecer as “dachas” comunistas e sobretudo observer e viver os problemas diários que a população teve e tem que suportar…antes e depois da queda do tal muro e da Adesão à União Europeia. Tenho muito respeito pelos irmãos búlgaros, pelas meat balls, pela shopska salat e pela rakia….e sobretudo pela capacidade fantástica( neste caso muito parecida com a nossa) de saber rir da sua própria desgraça!

    É uma chatice quando se pode escrever e comentar livremente sabe? Há sempre alguém que teima e resiste….há sempre alguém que gosta de dizer não!
    Por isso prezo tanto essa palavra Liberdade! Como gosto da palavra Socialismo! Mas não esse…nem o nosso!

    Tal é qual como hoje aqui ou na Bulgária! o “Correio” não se cala….mesmo com uma reforma antecipada ou com uma participação accionista nas empresas estatais privatizadas ou a privatizar!
    A nossa alma não está à venda!

    Com os meus melhores cumprimentos
    Fokas Greenwood

  10. Obrigado pelos esclarecimentos, mas acho que me entendeu mal, quando eu referi o passado da Bulgária, visto eles terem passaram por tantas opressões sociais e politicas, como bem referiu. Por essa razão é que acho que eles se sentiriam ofendidos de serem apelidados de uma democracia musculada, visto ter sido uma grande vitória para o seu país após tantos anos sobre outros regimes, ainda que não perfeita. (mas que sistema politico é que é perfeito afinal?)

    E já nos temos encontrado mais vezes, para além da sessão da comunidade de leitura onde divagamos sobre diversos temas baseados no magnifico livro do Aldous Huxley. Livro qual, já o tinha lido anteriormente, e apenas referi que gostaria de voltar a rele-lo… infelizmente o horário das ditas sessões são incompatíveis com outras actividades que tenho, tanto no SL como em RL, pelo que lamento que tenham sentido falta da minha presença.

    E acho magnifico que possas continuar a comentar livremente, como também acho magnifico que o autor de um artigo tenho o direito de escolha se outros podem ou não comentar no seu post.

    Resto de um bom dia, caro Fokas

  11. knoc, knoc, knoc!
    Posso comentar?
    Então com licença, aqui vai:

    Enciclopédia Verbo? Pertence ao passado…
    Larrousse? Demasiado pesada….
    Diciopédia? Folclórica….
    Wikipédia? Pouco fiável….
    Wikiparvia? Tolices…

    Assine já a ……. Nova Enciclopédia Portucalis!!!!!! Artigos integrados de Geografia, História, Literatura e Psicologia por Petros Miklos e Fokas Greenwood, com textos revistos por ambos, vezes sem conta, garantem ao leitor uma informação precisa e exaustiva. Com a chancela M2Paravane Editora.

    Venda em fascículos semanais.
    Uma vez por mês, o destacável “Clube Buena Vista Social” por Cat Magellan! A não perder!

    🙂

  12. lol estão a falar de quê?

    No principio até julgava estar a nadar, mas estou-me mesmo a aforgar em tiroteio editorial e granadas administrativas 😀

    Ok, a parte a Kizomba irá voltar sim Sr. O “Correio”, irá e em grande é preciso é dar tempo ao tempo, entretanto ela está lá no sitio que já sabes no dia que já tão bem acertas com o TP à Africa minha (ou nossa) 😀

    Namorada só tenho uma, o resto é enfeite hiihhi (sem ofensa as minhas modelos que posam e dizem “caijo” para a fotografia). Permitam-me que diga, mas vç´s comentam de tal forma, complicometro ao quadrado, que de um comentário eu faria um post para emoldurar e pendurar lá em casa.

    /me encolhe-se e corre para o bunker

  13. ahahah 😀

    Não ligues Spy, mete mas é aí uma musiquinha prá malta curtir 😉

  14. Fuuuuuuuuuun

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: