Boa noite, Senhor Soares

Logo à noite há festa. Festa das letras, das palavras e das ideias. Na CityLights BookStore, em Portucalis, o serão começa com o Ibra a brindar-nos com coisas novas de sua lavra há muito prometidas e continua com o Pessoa em fundo, pela batuta da Hopes, com a pauta do Mário Cláudio e o desafinanço do Fokas a guiar-nos as viagens para quaisquer margens. Até logo.

boanoitesenhorsoares

Anúncios

3 Respostas

  1. Adoro estes encontros! Sempre a não perder! Todos os que possam ir, aconselho vivamente. Peguem este táxi: http://slurl.com/secondlife/Portucalis/86/154/22.

    Possivelmente, hoje não vou conseguir aparecer… é preciso marcar presença na Education Faire e fazer a divulgação das nossas actividades entre os participantes (sim, não basta ter um espaço lá, ou uma comunicação, é preciso socializar! :-)))

    Estarei com todos em pensamento, sabendo que o encontro de CityLights vai correr lindamente!

  2. O susto foi valente quando se começou a teclar e não saía nada no ecrán…

    Depois de um começo em apoteose com a apresentação dos novos contos do Ibrahim Bates a coisa lá foi acalmando e foi possível uma conversa quase informal à volta da fogueira.

    Falou-se sobre o Bernardo que de certa forma acabou por estar mais presente que o autor da novela o escritor Mário Cláudio e o seu narrador António, moço de fretes do escritório do patrão Vasques..O livro apesar de permitir a nós leitores uma leitura fácil, não deixa de reflectir uma imagem difusa que o António nos transmite muitos anos depois daquela personagem um “bocadinho esquisita” que conheçeu na sua juventude privada de projectos, de perspectivas e de qualquer formação.

    “Boa Noite Senhor Soares” é um livro sobre “o modo funcionário de viver” (Alexandre O’Neill), uma evocação pessoana, “… aquilo que em bom rigor nada acontece. E vemos flutuar à nossa volta um rumor sem um eco de revolta” (LF Castro Mendes).

    Tarefa dificil para uma moderadora, pouco dada a naturezas mortas e mais amante dos antípodas, do raciocínio e da afectividade. Mas a prosa do Mário Cláudio em sintonia com o constante devaneio e as recordações de juventude desta estranha personagem sugerem-nos sensações intímas provocadas pelo anonimato e pela sonolência da vida comum a todo o universo da Baixa de Lisboa nestes anos tristes e pardos dos ínicios dos anos 30.

    Tirando o calendário de 31 que ninguém queria tirar da parede, da bela sul americana com belos lábios vermelhos, de fita rosa nos cabelos negros e blusa de decote aberto que Soares observa todos os dias com grande concentração, as personagens femininas são frágeis ou desinteressantes.
    A irmã Florinda que se mata a trabalhar para sustentar o cunhado e a sobrinha a quem ele promete uma boneca..e que lhe pede também um caixão.
    Existe claro … a Lurdinhas de olhos azuis, uma rapariguita delgada mas que já tinha gajo e de quem o António apesar de tudo não se vai esquecer.

    Passaram pela “City Lights” comunidade de leitura, umas vinte pessoas, algumas pela primeira vez o que é muito agradável e saudável e a melhor recompensa para um projecto que já não é nosso mas de todos os leitores.

    Por sugestão da Elora, voltamos a mundos mais livres. “Um estranho numa terra estranha”. Mais indicações vão começar a aparecer no nosso Blog:
    http://citylightsinsl.blogspot.com. As colaborações estão abertas a todos os interessados.

    Um grande Obrigado ao Ibra que nos quis presentear com os seus contos e a sua presença. À sempre incansável Poulana e à dupla de mochos, Elora e Imso, assim como ao M2 que esteve durante a tarde atento a qualquer problema técnico que pudesse surgir na última hora.
    Uma referência também, ao Tagus, aos Mochos e Parvos, à Academia, a Babel e ao CCV que gentilmente divulgaram o evento.

    Aos leitures que já vão fazendo parte da nossa grande família..aquele abraço e até logo no SL para mais um encontro em Fevereiro do “City Lights” Portugal.

  3. […] Boa Noite, Senhor Soares, Mário Cláudio – link1, link2, link3, link4, […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: