“Segunda Pele” – reportagem da TSF

A primeira emissão da reportagem acabou agorinha mesmo. Mas venho a correr dizer-vos que, quem não ouviu, ainda o poderá fazer hoje, depois da uma da manhã (informação apenas veículada nesta 1ª emissão) ou então no domingo após o noticiário das 10h.

Vou apontar aspectos positivos que lhe encontrei e que fazem merecer ouvi-la: basicamente, o seu texto e as questões colocadas aos intervenientes, assim como a montagem efectuada, transmitem a visão de SL muito perto do que é na realidade. Recordou-me a artigo saído naquele célebre número do Jornal de Letras (Agosto, 2007), em que a nossa realidade virtual ficou tão bem retratada. Esta reportagem deu uma imagem positiva de SL, sem exageros. Percebe-se que o jornalista experimentou socializar e perceber a “coisa” (com mais uns diazitos iria perceber ainda muito mais e depois ficaria com material para fazer reportagens de 1h30m semanais lol)

Os aspectos menos positivos: i) a questão dos impostos (todos sabemos que LL nos cobram IVA, mas pronto); ii) as questões da educação não foram abordadas.

Os entrevistados estiveram excelentes! 🙂 Percebeu-se sinceridade nas suas respostas. O facto das entrevistas terem acontecido in-world é um aspecto a louvar.  Sendo uma transmissão para rádio, estes jornalistas foram audazes! E conseguiram muito bem! Parabéns a todos!

10 Respostas

  1. Marga desde já agradeço aqui fica o endereço do podcast
    http://tsf.sapo.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1142862

    Falta a educação mas tenho muita esperança que isto seja o inicio de reportagens semanais “in world”
    Isso apenas depende da comunidade mostrar ao não a sua vontade.
    Um beijo

  2. Realmente ainda fico a pensar porque razão abri a porta da minha casa RL para receber um jornalista que nem sequer foi capaz de nos presentiar com as nossas opiniões (minhas e da minha família) via TSF…

    Para a próxima podem escusam de me arranjar “caldinhos” porque pela parte que me toca passo apenas e só a receber os amigos (aos outros atiço-lhes o Apollo)…

  3. Pois eu também pena que, tendo acompanhado de longe (ou perto) algumas das entrevistas, algumas muito giras também tenham “ficado pelo caminho”. Claro que compreendo que está muito bem feito e está um excelente trabalho jornalístico … mas sim algumas partes podiam ser melhoradas …. os impostos (ai se eu tivesse falado cm ele sobre isso antes! então e o maldita IVA???) que claramente foram um “pequeno engano” ; a educação e neste caso também o aspecto “social” como o Electro falou acabou por ser focado, mas não como poderia ter sido.
    Mas pronto não sou eu a jornalista, sei que deve ter sido muito complicado encaixar horas de entrevistas e gravações em 40m…espero só que o Tp tenha razão e possamos ter esperança em reportagens mais frequentes e aprofundadas sobre diversos temas 🙂

  4. Agradeço a disponibilidade de TODOS os que tornaram esta reportagem possível.
    Obrigado pela ajuda, pela forma incrível como me receberam e apoiaram.

    Aceito, naturalmente, todas as críticas ao meu trabalho, desde que elas não entrem no campo pessoal, e tudo tentarei fazer para melhorar no futuro.

    Muitas outras histórias haveria para contar, muitas mais descrições para fazer, muitos outros sítios para visitar, muitas outras temáticas para abordar. Não coube tudo em 35 minutos…

  5. tp, obrigada por teres deixado o link. Eu, com a pressa de fazer o post logo, logo,.. procurei, mas “not found” 🙂

    Tal como dizes Afro, e acho que isso ficou no ar pelas palavras finais da reportagem, também espero que esta tenha sido a primeira duma série! 🙂

    Electro, deixa lá! Estou convicta que a recepção em tua casa e todo o relacionamento tido terão contribuído na forma como o tema foi abordado e apresentado ao público. 🙂

  6. Ricardo, o seu comentário entrou enquanto eu escrevia o anterior.
    Benvindo ao blogue Portucalis! 🙂

    Da minha parte, só tenho a agradecer a forma como abordou o SL. A reportagem ficou muito bem. Muito bem mesmo! (os aspectos a retocar/abordar já os discriminei neste post).

    Não acompanhei as entrevistas in-world por incompatibilidade de horário RL/SL, contudo posso imaginar que não terá sido fácil optar entre o material que avança ou fica guardado para 35 mn de antena.

    Deixo o repto para não parar, Richard! E o convite para conhecer o que em Portucalis fazemos no campo da educação, da promoção da literatura e da cultura.

  7. Vendo a coisa mais friamente é claro que não posso culpar o Ricardo de nada e para 40 minutos de reportagem o que realmente tinha de ser “mostrado” ao público é o que se faz de útil no Second Life e não os comentários pessoais de cada residente (embora gostasse de ouvir a minha voz e da família na rádio claro)…

    Gostei da reportagem Ricardo (a tua sorte é seres Benfiquista)… 😉

  8. A reportagem está de parabéns, sem dúvida. A única rádio que ouço é praticamente a TSF no carro (exceptuando quando dão música… que é de doer… aí passo logo à Antena 2, onde até um “Concerto para Serrote e Violoncelo” é melhor), pelo que acabo por ouvir quase tudo o que se faz (e fez) na TSF nas últimas décadas. E posso dizer, sem sombra de dúvidas, que esta Grande Reportagem foi a mais curta que ouvi: quando estava a começar a deliciar-me com tudo o que ouvia… acabou… e nem quis acreditar que já tivessem passado os 35 ou 40 minutos!

    Isto só acontece quando as coisas estão tão bem feitas que passam num instantinho 🙂

    Claro, acredito que muito tenha ficado de fora — só dá pretexto para fazer mais programas sobre o SL. O primeiro, como tudo na vida, é o que custa mais…

  9. Deus te oiça Gwyneth porque o SL daria para fazer umas telenovelas espectaculares… :mrgreen:

  10. Reforço todas as tuas palavras, Gwy!
    A “Grande Mais Curta Reportagem sobre SL”! Grande título! 🙂

    lol Electro!

    Richard, queremos mais!!!!!! 🙂

Deixe uma Resposta

