Denúncias

De novo o Facebook.

Após o cancelamento da minha conta no FB e ter enviado o que solicitavam para proceder à reactivação da conta, recebo, esta tarde, o mail que não me inibo de exibir:

Olá,

A tua conta está desactivada porque determinámos que não estás a representar-te de forma autêntica no Facebook. De acordo com a nossa Declaração de Direitos e Responsabilidades, todas as contas têm de cumprir as seguintes políticas:

• A tua conta tem de apresentar o teu nome e a tua data de nascimento verdadeiros
• Não é permitido fazer-se passar por alguém ou por alguma coisa (por ex. perfis criados para representar celebridades, animais de estimação, ideias ou objectos inanimados)
• Os perfis criados para efeitos de spam ou para assediar outros utilizadores são totalmente proibidos

O Facebook é uma comunidade onde as pessoas se ligam e partilham com os amigos, utilizando as suas identidades verdadeiras. Fazer-se passar por alguém, criar diversas contas ou representar, de modo falso, uma organização prejudica a confiança e a segurança da comunidade e viola os nossos termos.

Aplicamos a Declaração de Direitos e Responsabilidades quando nos deparamos com violações no site ou recebemos denúncias de violações. Se, neste momento, existirem outras contas não autênticas, é apenas porque estas ainda não foram denunciadas e eliminadas.

Infelizmente, não vamos poder reactivar esta conta, nem vamos fornecer mais informação sobre a tua violação ou sobre os sistemas que aplicamos.

Agradecemos a tua compreensão,

Primeiro, percebe-se que isto é uma tradução em algo semelhante ao Google Translate de uma carta “chapa 4” a enviar a todos nas mesmas circunstâncias.

Segundo, não me identifico com nada do que acusam. Enviei todos os elementos que solicitavam para a reactivação da conta (fotocópia do BI no respeitante a nome verdadeiro, data de nascimento e foto), com vista à alteração do nome do avatar para o nome real.

Terceiro, fiquei fixa naquela frase “Se, neste momento, existirem outras contas não autênticas, é apenas porque estas ainda não foram denunciadas e eliminadas.“.

Trabalham na linha de denúncias! lol Ora aí está um excelente princípio ético para sustentarem uma rede social de amigos.

Vou jantar que se faz tarde.

Anúncios

11 Respostas

  1. Olá, também fecharam a minha conta e mais uma ou duas, de pessoas que conheço baseados em denuncias, não estive foi para me chatear mais, achei que não valia a pena!
    Parabéns pelo 4º Aniversário, nem pude aparecer o meu pc, está sempre a cair.
    beijinhos

  2. A mim respostas nada Marguinha mas confesso que a vontade voltar é nula neste momento!

  3. Já pensei que se cancelassem as duas dezenas de milhar de residentes que ainda têm conta no Facebook, a Linden Lab não teria nada com que integrar… 😉

    De notar que as denúncias são rapidíssimas. Basta não gostarem da nossa cara, clicarem na checkbox da denúncia, e a conta é apagada em poucas horas.

    Se houvesse paciência, seria possível processar o Facebook com uma “class-action suit”. É que a maioria de nós registou-se antes do Facebook ter estes termos e condições; pelo contrário, na altura era permitido criar contas para “celebridades” e “nomes artísticos”. Isso foi, claro, muito abusado, mas nós não temos culpa disso. O Facebook, ao mudar os termos e condições, não forneceu soluções razoáveis para a migração — a alternativa das Facebook Pages funciona, mas é limitadíssima, nomeadamente, em termos de integração com outras aplicações.

    Nota que meter algumas fotos RL provavelmente de nada serve. No melhor dos casos, obrigariam simplesmente a mudar o nome do account, e forçar o nome do avatar a aparecer como nickname (mas mostrando sempre o nome real). Para alguns de nós isso não é uma opção 😉

  4. E porque não uma rede social destinada apenas e só para quem prefere “mostrar-se” como sendo virtual?…

    A mim não me afecta minimamente se o Facebook me apagar a conta, na verdade o mais fácil é criar contas no Facebook, espetar a foto de “alguém”, inventar uns dados e registar-se.

    Porque não um fórum? Existem carradas de sites onde podemos criar fóruns gratuitos onde se poderia fazer umas experiências…

    No fundo o que estou a tentar propor é alternativas a uma rede social onde se prima pela mesquinhez e cinismo…

  5. Midnight, de facto não vale mesmo a pena uma pessoa chatear-se. Objectivamente, isto não é nada! Obrigada pelos parabéns do 4.º aniversário de Portucalis! isso sim, é obra! ehehehe

    Winter, compreendo-te bem. Também reflecti sobre se iria abrir nova conta ou não, agora com o meu nome real. Decidi abrir porque, quer queiramos quer não, o FB é um extraordinário meio de comunicação, divulgação, partilha, disseminação.

    Gwy, lembraste-me que, de facto, quando abri a conta no FB, os termos da Declaração de Direitos e Responsabilidades eram outros! Recordo que li aquilo tudo e não encontrei nada que me proíbisse de criar uma conta como Marga Ferrer.
    Pois, as páginas são uma alternativa, mas não lhes encontro a dinâmica de um perfil pessoal. Já fui à tua página deixar um Like 🙂 Fiquei super contente por ver que a tinhas criado. Não queria nada ter perdido o contacto com a Gwyneth no FB 🙂

    Electro, tudo o que dizes é certo. Tomara que todos se mudassem para uma dada rede e o número fosse suficiente para gerar todas as ligações que no FB se geram.

  6. Mas se ninguém mexer uma palha fica tudo na mesma. Pena foi o Clad ter arruinado um certo fórum de Second Life em Português há uns anos atrás com as manias dele…

  7. Tive sorte que me avisaram mesmo a tempo que era uma boa ideia criar uma página no Facebook, com mais do que um administrador de página, caso o Facebook se lembrasse de apagar os accounts… 🙂

    Neste momento, talvez a maior rede social de fãs de SL encontra-se no Plurk, mas a verdade é que não é bem a mesma coisa que o Facebook — embora seja mais sofisticado que o Twitter. O grande problema do Plurk é não haver praticamente integração com quase nada. Há rumores que se não fossem os residentes do SL aquilo já teria fechado há muito tempo 🙂

    O problema de lançar “outra” rede social — que não seja via Linden Lab, bem entendido — é a divulgação. É praticamente impossível “chegar a todo o lado” para motivar as pessoas a usá-la. Há muitos exemplos, que por vezes até chegam às dezenas de milhares de utilizadores (talvez o mais antigo seja o http://www.slprofiles.com/), mas é difícil crescer mais do que isso. Fora do ambiente do SL (search, SL Marketplace), a única coisa que conheço que tem mais utilizadores que isso é a Treet.TV, que alegadamente emite os seus canais de streaming para um terço dos residentes activos. Se é verdade, é mesmo impressionante!

  8. Então continuamos no Facebook apesar das teorias?

  9. Eu de certeza que fui expulsa 🙂

  10. Se “alguém” criar um fórum daqueles gratuitos sobre e para o Second Life vocês alinham? Esse “alguém” precisará é dumas dicas para criar secções para o dito cujo…

  11. Alô???

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: